A capitalização de mercado dos 106 Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) listados para negociação de suas cotas no âmbito da BM&FBovespa no último mês de 2014 somou R$ 22,47 bilhões. Deste total, segmentado por tipo de ativo, a ampla maioria corresponde àqueles que investem preponderantemente em imóveis, compondo cerca de 86,0% da capitalização de mercado consolidada, em número de fundos que chega a 82. Todavia, parcela não desprezível deste total corresponde aos fundos cuja carteira é composta por instrumentos de renda fixa, tais como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Em dezembro de 2014, os 17 FII desta categoria perfaziam capitalização equivalente a 10,7% do total.
Outros 3,0% da capitalização de mercado consolidada se referem a FII cujo tipo de ativo é Renda Variável. Os cinco fundos que compõem esta categoria, por sua vez, investem, em sua maioria, em cotas de outros FII. Há ainda dois fundos arrolados na categoria Multiclasse, representantes de 0,3% da capitalização de mercado consolidado total, como aponta a figura 1.
Figura 1 - Composição da Capitalização de Mercado de FII por Tipo de Ativo (% de Montante)
No que diz respeito à composição por tipo de imóvel, representada pela figura 2, restrita ao universo de fundos que investem neste tipo de ativo, a predominância dos FII de escritórios é notável. Cerca de metade da capitalização de mercado consolidada dos FII de imóveis se refere a fundos que investem em escritórios, com 52,2% de participação. Outro destacado segmento, representando 18,0% da capitalização, é composto por aqueles fundos que investem em shopping centers. Uma parte significativa se refere aos FII cuja carteira de imóvel se forma por investimentos em lojas individuais. Na sequência, fundos de logística, constituídos por aqueles cuja carteira está alocada em galpões logísticos e/ou centro de distribuição, auferem participação de 4,9% naquele mês. Os 10,5% restantes se referem a outros tipos de imóveis, como aqueles de tipo residencial, escolar, ou mesmo hospitalar, entre outros.
Figura 2 -Composição da Capitalização de Mercado por Tipo de Imóvel (% de Montante)
Na composição de todos os FII listados por tipo de finalidade, predominam aqueles que buscam renda, com 80,4% da capitalização de mercado consolidada. Uma parcela não desprezível, mas significativamente menor, se refere aos fundos que fazem gestão de ativos financeiros, com 13,9%, o que corresponde, virtualmente, às parcelas somadas dos FII de renda fixa e renda variável, vistos acima. Parte restante se divide entre os FII que não tem uma finalidade definida, com 4,1%, e aqueles estruturados com carteiras com risco de desenvolvimento imobiliário, somando 1,6%.
Figura 3 - Composição da Capitalização de Mercado por Finalidade (% de Montante)