O retorno estimado (dividend yield) esperado médio de doze meses entre as cotas dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) negociadas na BM&FBOVESPA cedeu novamente no mês de agosto, tendo encerrado o mês em 7,3%. Após ter se mantido relativamente estável entre os meses de março e maio no patamar de 8,5%, este indicador caiu para 8,3% em junho e, mais substancialmente, para 7,5% em julho.

Tal movimento reflete, em larga medida, a queda da taxa Selic no mesmo período, que estava em 10,5% até o começo de março e se encontra no nível de 7,5% no atual momento. O investimento em cotas de FII negociadas na BM&FBOVESPA por investidores pessoas físicas é isento de imposto de renda sobre os rendimentos, explicando em boa parte o dividend yield esperado médio do setor abaixo da taxa bruta DI.

Fazem parte do ranking Uqbar de dividend yield esperado de doze meses no mês de agosto 46 fundos. Dentre estes, os três FII que fecharam julho indicando os maiores retornos estimados individuais foram o FII West Plaza (WPLZ11B), o FII BTG Pactual Fundo de CRI (FEXC11B), anteriormente denominado FII Excellence, e o FII Floripa Shopping (FLRP11B), com respectivamente 13,8%, 12,1% e 10,8%. Este indicador é calculado levando-se em conta as distribuições mensais nos últimos doze meses e o preço médio das cotas dos fundos no último mês. Assim, um nível de distribuição no último ano relativamente alto em relação ao preço da cota no último mês significa um dividend yield esperado mais alto.

No ranking por este tipo de critério não se leva em conta os fundos que amortizaram durante o período, quais sejam, o FII RB Capital Agre (RBAG11), o FII RB Capital Prime Realty I (RBPR11) e o FII Hotel Maxinvest (HTMX11B), que teriam seus dividend yield esperados de doze meses sobrevalorizados pelo fato de que o preço de suas cotas em agosto de 2012, amortizadas ao longo dos últimos doze meses, é baixo em relação ao fluxo de rendimentos produzido no período.

Dentre os fundos que tiveram distribuição nos últimos doze meses e negociaram no mercado secundário no mês de agosto de 2012, os três FII que fecharam aquele mês indicando os menores retornos estimados individuais foram, nesta ordem: o FII CSHG Desenvolvimento de Shoppings Populares (CSHP11B), o FII Edifício Almirante Barroso (FAMB11B) e o FII Memorial Office (FMOF11), com 0,09%, 4,4% e 4,5% respectivamente.

O baixo dividend yield esperado do CSHP11B é decorrente do baixo nível de distribuições de rendimento no período. O fundo apresentou nos últimos doze meses corridos apenas duas distribuições de rendimentos, em janeiro e em julho de 2011, no montante total de R$ 1,02 por cota.

Para uma consulta detalhada da classificação dos FII por tipo de rentabilidade e por período definido, o usuário pode acessar a área de dados do Orbis e baixar a consulta escolhida (FII - Títulos - Rentabilidade - Rendimento (Dividend Yield)).

Na área de dados do Orbis, clicando com o botão direito em Consultas - Download de Consultas - FII, escolha FII - Títulos - Rentabilidade - Rendimento (Dividend Yield).

Rankings
Mais Recentes
fii
cri