A variação média de preço das cotas dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), negociadas no mercado secundário da BM&FBOVESPA, encerrou o período referente aos dez primeiros meses de 2012 em 19,8%. Este índice, que representa a variação média de forma acumulada ao longo do ano, vinha subindo marcadamente nos últimos cinco meses, mas apresentou leve queda no mês de outubro. São considerados para o cálculo desta média linear da variação de preço de cotas todos os fundos que tiveram negociação nos meses de dezembro de 2011 e no mês final de cada período em questão.
Segue abaixo a evolução do índice de valorização acumulada média de preço das cotas dos FII ao longo de 2012:
O cálculo da média linear referente ao acumulado até o mês de outubro considerou 53 fundos dentre os 83 atuais que podem ter suas cotas negociadas na BM&FBOVESPA. Destes fundos, 45 apresentaram valorização positiva de suas cotas, enquanto apenas oito se desvalorizaram no período. Destaque para 28 fundos com variação de preço de suas cotas superior a 20,0%.
Caso fosse feito um filtro de nível de liquidez e fossem considerados apenas os FII que apresentaram um montante negociado médio mensal superior a R$ 100,0 mil e uma quantidade média mensal de negócios superior a dez durante o período, cinco fundos não fariam parte do ranking para o mês de outubro. A valorização média das cotas nos dez primeiros meses de 2012 teria sido de 20,6% para os 48 FII que se enquadrariam acima destes limites inferiores de liquidez. Se fossem considerados apenas os dez fundos mais negociados no período em termos de volume, a valorização média teria sido de 25,1%, indicando uma correlação positiva entre o nível de liquidez e a variação de preços de cotas.
Segue abaixo o ranking com os dez fundos que apresentaram maior valorização de preço de suas cotas no acumulado do ano até outubro:
Destaque para os dois fundos melhores colocados no ranking de valorização acumulada no ano, o FII Memorial Office (FMOF11) e o FII Hotel Maxinvest (HTMX11B), que apresentaram forte valorização de suas cotas em 2012. Segue abaixo a evolução da valorização acumulada de ambos os fundos ao longo de 2012: